Um ciclo de mudanças

Do meio ambiente à economia, vivemos um momento de transformações

Você já ouviu falar em economia circular? Grande parte do consumimos hoje em dia é feito de maneira linear, seguindo a lógica “extração-manufatura-consumo-descarte”. Isso causa um impacto gigantesco no planeta, porque tudo o que consumimos requer nova extração de matéria-prima, ou seja, de recursos que um dia vão acabar. Já o modelo circular se inspirou no ciclo de vida biológico para gerar mais economia de recursos e energia, baseado no reaproveitamento de produtos em um fluxo cíclico.

 

São as novas gerações que trazem essas mudanças pro centro do debate, questionando padrões que já não fazem mais sentido. Por que consumir como sempre consumimos, se isso faz mal para o planeta? Por que usar o dinheiro como sempre usamos, se isso privilegia poucos e prejudica muitos? Assim surgem novos formatos, modelos e ciclos criados pelas pessoas e em prol das pessoas e do planeta. Muito mais coerente, né?

 

Aqui no Sicredi, um exemplo disso é o Ciclo Virtuoso, que é como chamamos o processo de desenvolvimento conjunto da cooperativa, do associado e da comunidade. Ele existe porque quando captamos recursos de associados, sempre destinamos e emprestamos esses mesmos recursos para associados da nossa região. O que é daqui fica aqui, estimulando a economia local com geração de renda e crescimento sustentável.

No exemplo acima fica claro como não foi só a Yasmin, o Bento ou o Sicredi que se beneficiaram com os investimentos. Quanto mais os associados investem aqui, mais a comunidade local tem chances de se desenvolver economicamente e todos nós crescemos juntos.

 

Sobre a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

A Sicredi Vanguarda é uma das 120 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Nascida em 1983, ela está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça nossa região de atuação aqui.

 

Compartilhe

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter