Sicredi Don’t Touch: cuidados que passaram a fazer parte da rotina

Para quem não pode ficar em casa, os cuidados para evitar o coronavírus devem ser ainda mais rígidos.

Quem diria que álcool em gel e máscara virariam a principal tendência em 2020? Em meio a uma pandemia viral, esses itens ajudam a nos manter protegidos quando precisamos sair de casa. Apesar das recomendações claras das autoridades de saúde e de inúmeros estudos que comprovam que, no momento, o isolamento social é um dos jeitos mais eficazes de conter a disseminação do coronavírus, muitas pessoas não têm escolha. Precisam trabalhar, sair de casa, ir ao mercado, enfim, realizar atividades que ficam bem mais complicadas no cenário atual.

 

Por isso vamos falar sobre cuidados essenciais que precisamos tomar quando frequentamos ambientes externos no momento, sejam abertos ou fechados. A principal recomendação é o distanciamento. No transporte público, no mercado ou no trabalho, o indicado é manter uma distância de pelo menos 1,5 metro. Abraço e aperto de mão? Só depois que a pandemia acabar. Por enquanto, o mais seguro é fazer um “high-five” a distância mesmo.

Sicredi Don’t Touch: cuidados que passaram a fazer parte da rotina 2

Depois vem o uso de máscara, que inclusive se tornou obrigatório ao sair de casa aqui no Paraná. As máscaras caseiras, de tecido, funcionam como uma barreira, impedindo a proliferação do vírus. E sabia que você pode personalizar a sua? Já existem várias costureiras e artesões produzindo máscaras com tecidos coloridos, bordados ou estampas divertidas. Assim dá pra ficar protegido, estiloso e ainda ajudar o comércio local.

 

Por último, mas não menos importante: lavar as mãos é obrigação, mais do que nunca. Chegou no trabalho? Lave as mãos. Recebeu uma encomenda? Higienize o pacote e lave as mãos. Voltou pra casa? Lave as mãos. Fez carinho no cachorro? Lave as mãos. Vai cozinhar? Lave as mãos. E, se estiver na rua, o álcool em gel é o substituto ideal pra fazer essa limpeza certeira. Vale deixar um frasquinho na bolsa, um no carro e um na mesa do trabalho.

Itens essenciais

– Álcool em gel em mãos

– Máscara no rosto

– Distância segura das pessoas

Outros cuidados que ajudam a evitar o contágio não só do Covid-19, mas também de outros vírus e bactérias, envolvem hábitos de higiene. Por exemplo, tirar os sapatos antes de entrar em casa. Ao deixá-los na área externa ou no corredor, você deixa de levar centenas de milhares de micro-organismos e sujeira da rua para dentro de casa, que você provavelmente se esforça pra sempre manter limpinha e arrumada. A dica é deixar um par de chinelos limpos, assim você só troca e já pode limpar o calçado usado durante o dia.

 

E não só os sapatos que podem levar sujeira para dentro de casa: depois de levar seu pet para dar uma voltinha, limpe bem as patinhas dele com água e sabão. Objetos também devem ser higienizados com frequência, principalmente o celular, com o qual estamos em contato constantemente. Use um papel toalha umedecido com álcool 70% para isso.

 

Pra finalizar, confira algumas dicas sobre como usar e cuidar da sua máscara:

  • A máscara é individual e não deve ser dividida com ninguém. Cada pessoa tem que ter a sua própria máscara ou, de preferência, mais que uma.
  • Depois de colocar a máscara, evite levar a mão ao rosto, tocar ou ficar ajustando a máscara.
  • A máscara deve ser trocada após cerca de 2h ou quando começar a ficar úmida. Se for ficar mais tempo que isso fora de casa, leve algumas e vá trocando durante o dia (guarde as sujas em um saquinho separado).
  • Para que a barreira física da máscara contra o vírus seja eficaz, ela deve ter pelo menos duas camadas de pano.
  • Chegando em casa, deixe de molho em uma mistura de água e água sanitária por 30 minutos. Depois é só enxaguar, esperar secar e passar o ferro quente. Ela deve ser guardada em um saco plástico.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter