Sicredi Don’t Touch: conhecendo melhor seus hábitos financeiros

Pega o papel e a caneta, o aplicativo ou a planilha.

A gente entende que nesse momento a vida financeira pode apertar um pouco, e é por isso que anotar todos os seus gastos, conhecer melhor seus hábitos e pensar em alternativas para adaptar sua rotina à nova realidade podem fazer toda a diferença no fim do mês.

 

Pra começar, se liga nesse vídeo:

E agora que você já anotou todos os gastos – essenciais e variáveis -, analisou o que você pode negociar, reduzir e cortar, chegou a hora de olhar para o seu planejamento financeiro. A regra mais usada para dividir os seus gastos é a 50/30/20 e a gente te explica como ela funciona.

 

50% dos seus gastos seriam voltados para gastos essenciais, como aluguel, financiamento, condomínio, água, luz, internet, educação, saúde, alimentação e transporte.

 

30% são para gastos variáveis, que você consegue sobreviver sem, mas que são indispensáveis para o bem-estar, como cuidados pessoais, aplicativos de streaming, academia, momentos de lazer, compras e etc.

 

– Já os 20% restantes são para as metas de médio e longo prazo, que se encaixam nos investimentos para o futuro e ou reservas para momentos de emergência.

 

E para você continuar curtindo os seus mimos, uma alternativa é procurar cupons de descontos, aplicativos e sites que aceitam cashback e ficar de olho nas promoções. Mas nada de comprar por impulso: a regra é se planejar e ver se o desejo se encaixa no orçamento para não se endividar.

 

Gostou? Compartilha com a galera e fica de olho que logo tem mais!

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter