Sicredi Don’t Touch: como cuidar bem da alimentação?

Um prato cheio de comida de verdade faz bem de verdade

Algumas semanas depois de as medidas de distanciamento social terem começado, é bem provável que você já tenha despertado o master chef que existe em você e se aventurado pela cozinha, certo? Mas se a sua dieta ainda tem como base variações sobre o mesmo macarrão instantâneo, chegou a hora de deixar a insegurança de lado e (re)descobrir a comida de verdade. É, aquela com cheirinho da casa da vó, bem temperada, bem servida e bem saudável.

 

Em tempos de pandemia global, manter uma alimentação saudável ajuda não só no cuidado do corpo, uma vez que a imunidade alta protege nosso organismo de contaminações diversas, mas também tranquiliza a mente: é quase terapêutico reunir alguns ingredientes e transformá-los em uma bela refeição. Que tal algumas dicas pra começar a se planejar e colocar em prática?

Quando voltar do mercado, é importante tirar um tempinho para higienizar bem os produtos. No caso de frutas e verduras que são ingeridas cruas, é preciso lavar bem e higienizar com algum produto sanitizante. Alimentos que serão cozidos, lavar bem com água e sabão (se possível, usar uma escovinha para limpar a terra). As embalagens também podem ser desinfetadas com um paninho com álcool em gel ou água e sabão mesmo, o que evita levar qualquer tipo de sujeira para dentro dos armários. E, claro, lave bem as mãos antes e depois de organizar tudo, principalmente se for cozinhar logo em seguida.

 

Na hora de decidir o que vai para o prato, a boa e velha pirâmide alimentar ajuda a orientar o que dá pra comer com mais tranquilidade e o que é melhor maneirar na dose. Além disso, tenha em mente que uma alimentação saudável vai ser sempre baseada em ingredientes in natura e minimamente processados, ou seja, os que são vendidos como vieram da natureza ou que passaram por pequenas intervenções, sem adição de outros ingredientes. Já dos alimentos ultraprocessados é melhor manter distância: pizzas congeladas, molhos e temperos prontos e sucos adoçados são alguns exemplos de imitação de comida de verdade, só que feitos na fábrica.

 

Ninguém precisa passar esses dias contando calorias: se você basear sua alimentação em alimentos que vem da natureza e usar o tempo livre pra transformá-los em #comidadeverdade, a alimentação saudável já está garantida. Bom apetite!

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