Sicredi Don’t Touch: as panelas também são uma boa companhia

Ressignificar nossa relação com a comida alimenta o corpo e a mente

Para muita gente, quarentena também virou sinônimo de aprender algo novo. Com mais tempo disponível, sem idas e vindas para o trabalho, para quem está no time do home office, ou passando mais tempo em casa nos fins de semana, já que os rolês estão suspensos até segunda ordem, teve uma galera que até descobriu um cômodo novo ou pouco explorado em casa: a cozinha! Sabe ali onde ficam os armários cheios de panelas, a geladeira e o fogão? Então, se você ainda não se aventurou por ali, essa é a hora.

 

Um conselho muito importante para quem está tendo o primeiro contato com as panelas é: não precisa ter medo. Afinal, é você quem morde a comida, não o contrário. Tire um tempo para procurar uma receita simples de algo que você gosta muito, separe os ingredientes, organize a bancada e os utensílios, escolha uma trilha sonora especial e cozinhe com tranquilidade, com carinho e prestando atenção no que está fazendo. Assim cozinhar se torna um momento de descobertas e também de reflexão.

Para você se inspirar

 

Comida de Quarentena – Nhac GNT (disponível no YouTube)

Rita, Help! #Coronavírus (disponível no site Panelinha)

Tempero de Família (disponível no Globoplay)

Cooked (disponível na Netflix)

 

Outra dica é aproveitar o tempo para também procurar receitas, conteúdos e inspiração online. Muitos chefs e portais dedicados à gastronomia estão produzindo diversos conteúdos em posts, lives e vídeos. Use as redes sociais para explorar esse universo e salvar suas receitas favoritas. Nunca é tarde pra resgatar o hábito das mães e avós e começar um livrinho de receitas, assim você já sabe onde encontrar o modo de preparo do seu risoto favorito ou pudim infalível.

Para finalizar, um ingrediente que não pode faltar, não importa qual seja o prato, é o amor. Mesmo se você for simplesmente cozinhar um ovo, faça isso com intenção e atenção, se dedicando à comida que vai te nutrir fisicamente e também, por que não, psicologicamente. Nada como uma refeição caseira, por mais simples que seja, feita com amor para nos deixar plenamente satisfeitos.

 

E para te dar uma forcinha nessa empreitada, separamos uma receita de um bolo super simples para deixar o seu café da tarde mais gostoso. Boa sorte e bom apetite!  

Receita

Bolo caseiro para o café da tarde

 

Ingredientes

 

3 ovos

4 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

 

Dica: para adicionar um gostinho especial no seu bolo, você pode adicionar aromatizantes como raspas de laranja ou de limão, sementes de erva-doce ou extrato de baunilha.

 

Modo de Preparo

 

Você pode preparar essa receita no liquidificador ou em uma tigela e usar um batedor de arame. Adicione os ovos, a manteiga e o açúcar e bata por um minutinho, até tudo se misturar bem.

Em seguida, vá adicionando o leite e a farinha de trigo, intercalados e aos poucos. Isso ajuda a deixar o bolo bem fofinho e leve.

Por fim, coloque o fermento em pó e misture delicadamente, apenas para incorporar o fermento à massa.

Unte e enfarinhe bem uma forma (aquelas com um furo no meio deixam o bolo com jeitinho de café da tarde) e despeje a massa com cuidado.

Leve para assar em forno preaquecido, 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Compartilhe

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter