Precisamos falar sobre saúde mental e suicídio

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, queremos usar esse espaço para reforçar a importância de se falar sobre o assunto.

Quando falamos em saúde mental, pode ser comum pensar em algo independente, que funciona por si só, em paralelo à nossa saúde física. Mas, na verdade, nosso corpo e nossa mente são interdependentes e profundamente conectados, e a harmonia entre ambos é fundamental para termos mais qualidade de vida.

 

Ao inserir pequenas ações em nosso dia a dia, como um olhar mais carinhoso, empático e gentil conosco, podemos produzir grandes mudanças, a curto e longo prazo, com impacto positivo em nosso corpo e mente. Assim se inicia nossa jornada para o autoconhecimento.

 

E está tudo bem se nem sempre tudo está bem. É normal acontecerem tropeços e percalços no caminho, e é em nossa rede de apoio que podemos encontrar uma mão amiga para nos ajudar a superá-los. Procurar ajuda profissional também é um gesto, dos mais importantes, de autocuidado. Devemos buscar apoio sempre que for preciso.

 

Hoje, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, queremos usar esse espaço para reforçar a importância de se falar sobre como a saúde mental causa impactos em nossa vida, podendo, em casos extremos, serem irreversíveis.

 

Criar uma cultura de aceitação e acolhimento é um dos pontos principais para ajudar na prevenção ao suicídio. O diálogo e a transparência são fundamentais, bem como uma abordagem acolhedora, sem nenhum tipo de julgamento, disposta a ouvir e agir.

 

Deixamos o convite para que a prática de um olhar empático e gentil se faça presente no seu dia a dia, de modo que possamos juntos construir um ambiente em que todos se sintam acolhidos e abertos a procurar ajuda.

 

Para mais informações sobre como identificar fatores de risco e onde encontrar profissionais de saúde para ajudá-lo, acesse o portal oficial da campanha: Setembro Amarelo.

 

Vamos juntos criar o hábito de falar sobre saúde mental e suicídio?

 

Sobre a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ
A Sicredi Vanguarda é uma das 120 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Nascida em 1983, ela está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça nossa região de atuação aqui.

Compartilhe

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter