Organização financeira na palma da sua mão

É só escolher a ferramenta, aplicativo ou planilha que preferir para te ajudar a manter as finanças sob controle

Manter a vida financeira em ordem não é tarefa fácil. Às vezes acontece de se sentir soterrado debaixo de boletos e faturas que parecem desabar de todos os lados, mas calma: não há motivo pra se desesperar. Com algumas ferramentas simples, você consegue transformar os escombros das suas contas em uma construção bem sólida, que vai te proteger de qualquer tempo ruim. Vamos conhecer algumas?

 

Antes de começar de fato a colocar em prática essa organização, é importante ter uma visão geral sobre o que você precisa priorizar nessa hora. Por exemplo, como controlar as saídas de dinheiro, como descobrir quanto poupar por mês e quais gastos é preciso cortar, por exemplo. Pra desenvolver essa habilidade, procure conteúdos gerais sobre controle financeiro (incluir link da matéria 5) e planejamento pessoal. Isso vai te ajudar a entender o que é preciso mudar pra deixar a casa em ordem. Agora sim, vamos às ferramentas. 

 

Analógicos, digitais e organizados Não importa o seu método, mas sim encontrar a ferramenta ideal pra te ajudar no processo de organização financeiras.

Organização financeira não vê diferença em idade, cor, gênero ou preferências de sistema. Ou seja, não importa se você é analógico ou digital, existe um método de organização pra chamar de seu. Começando pelos analógicos, as boas e velhas planilhas são uma mão na roda para manter as contas em dia. Você pode ser um organizador raiz e criar a sua própria planilha física, com papel e caneta, ou se render aos benefícios da tecnologia e usar planilhas digitais, como as do Excel. Também existem diversos modelos prontos na internet que servem de pontapé inicial pra você desenvolver a sua, como essa aqui, que ajuda os jovens a manter os boletinhos sempre em dia.

 

Agora se você for do time 100% digital, é melhor já ir separando um espaço na memória do celular, porque o que não faltam são aplicativos pra gerenciar os gastos pessoais, tanto gratuitos quanto pagos. Você pode gerar relatórios de despesas, receitas e contas, definir orçamentos para planos futuros, ativar notificação de contas a pagar e até mesmo controlar bitcoins em diversos aplicativos com funcionalidades diferentes. Então é só baixar e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. 

 
Algumas funções do Gerenciador de Investimentos do Sicredi - Adicionar e gerenciar objetivos - Programar e simular investimentos - Realizar aplicação indicando para qual objetivo deseja poupar - Resgatar valores dos objetivos - Visualizar a movimentação através do extrato por objetivos - Acompanhar a evolução de cada objetivo através de Gráfico de Movimentos

Isso sem falar dos aplicativos de instituições financeiras, que ultimamente vem trazendo diversas atualizações voltadas a proporcionar uma visão mais ampla das entradas e saídas de dinheiro. No app e no internet banking do Sicredi, por exemplo, você pode usar o Gerenciador de Investimentos, uma ferramenta que auxilia na gestão financeira e proporciona um melhor controle dos investimentos.

Então se você já é cliente Sicredi Touch, é só buscar o Gerenciador de Investimentos, cadastrar seus objetivos de vida e começar a fazer seus investimentos, indicando para qual motivo você está poupando. Assim você vai conseguir acompanhar a evolução das suas metas e visualizar cada detalhe de movimentações pra conseguir alcançar seus objetivos com tranquilidade e organização.

 

Sobre a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

A Sicredi Vanguarda é uma das 120 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Nascida em 1983, ela está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça nossa região de atuação: http://bit.ly/regiaodeatuacao 

 

Compartilhe

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter