Cooperar é fazer juntos, inclusive na sua vida financeira

Entenda o que muda na prática quando você é sócio de uma instituição financeira cooperativa

Você provavelmente já fez algum trabalho em grupo na escola ou na faculdade. Ou então participou de um projeto multidisciplinar no trabalho, em que vários setores se unem para alcançar um objetivo maior, desenvolver um novo processo ou entregar um resultado. Apesar de cada um ser responsável por uma parte, foi a união de todos que fez com que as coisas dessem certo no fim. Esse é um dos princípios do cooperativismo, que é a base do Sicredi: juntos somos mais fortes e conseguimos mais.

No cooperativismo, que é uma maneira da sociedade se organizar economicamente, as pessoas se ajudam mutuamente, em uma parceira baseada na troca e em objetivos em comum. Quando unimos o cooperativismo ao papel das instituições financeiras, conseguimos desenvolver projetos que geram renda, oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

Princípios do Cooperativismo

  • Adesão voluntária e livre
  • Gestão democrática
  • Participação econômica
  • Autonomia e independência
  • Educação, formação e informação
  • Intercooperação

Mas como isso é possível? As cooperativas de crédito, como o Sicredi, utilizam seus ativos para financiar os próprios associados. Assim, todos os recursos que um associado investe na sua cooperativa permanecem na comunidade onde ele está, ajudando no desenvolvimento econômico e social da região.

Esses recursos vêm, principalmente, do capital social que o associado investe na cooperativa. Quando um novo associado se une à cooperativa, ele deposita um valor referente à sua quota-parte da sociedade. É por isso que aqui no Sicredi você também é dono, devido a essa contribuição que integraliza nosso capital social. A soma de todas as quotas-partes é a principal parte do patrimônio de uma cooperativa de crédito e é esse patrimônio que determina a capacidade de atuação da cooperativa. Ou seja: quanto mais associados, mais forte uma cooperativa é e mais recursos ela tem para fomentar o desenvolvimento regional. Tudo está conectado, em um grande ciclo virtuoso.

E na prática, o que significa ser dono? Aqui na Sicredi Vanguarda, significa ter poder de decisão. Nossos mais de 120 mil associados distribuídos nos estados do PR, SP e RJ elegem, todos os anos, delegados que decidem coletivamente os rumos da cooperativa. Tudo é feito de maneira transparente e participativa durante as assembleias gerais. E como todos saem ganhando, isso também se reflete no bolso dos associados, uma vez que os resultados financeiros anuais das cooperativas são compartilhados com todos de acordo com a movimentação financeira naquele período. Em 2018, por exemplo, na Sicredi Vanguarda, foram mais de 70 milhões de reais, sendo que 41% desse valor foi distribuído entre os associados, tanto na conta corrente quanto na conta capital.

Viu como todo mundo sai ganhando no final? O sucesso de uma cooperativa é diretamente proporcional à participação de seus associados. Quanto mais você participa, investe e movimenta sua conta, mais dinheiro estará disponível para ajudar os demais associados. E isso movimenta a economia de maneira sustentável e regional: se você é um associado Sicredi Vanguarda do Paraná, os recursos que você investe ficarão disponibilizados nessa mesma região. É assim que fazemos juntos.

Sobre a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

A Sicredi Vanguarda é uma das 120 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Nascida em 1983, ela está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça nossa região de atuação aqui.

Compartilhe

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter