Chega de sufoco! É hora de organizar as contas

Com alguns hábitos simples, você pode ter uma vida financeira equilibrada.

Tá faltando grana pra muito mês? Anda perdido nas contas e boleto virou sinônimo de desespero? Calma, respira fundo que tudo tem salvação. Se você tá num período de bad financeira, o Sicredi Touch tá aqui pra te ajudar a sair dessa cilada. Vem com a gente que é mais simples do que parece (só precisa de uma boa dose de dedicação).

A organização financeira começa, na verdade, com pequenos hábitos que vamos adquirindo, aos poucos, e que, no fim, conseguem trazer o tão sonhado equilíbrio pra nossa vida (e pra conta corrente). E tudo começa com algo muito básico: conhecimento. Você precisa saber quanto gasta todos os meses pra ter uma ideia mais clara do quanto pode e não pode gastar. E é aqui que entra a dedicação: dá um certo trabalho ter controle de todos os boletos que fazem parte da vida, mas sem isso, não há conta que fique no azul.

 

Screenshot_2

Pra isso funcionar, você pode contar com planilhas, aplicativos e até mesmo papel e caneta, se for mais tradicional. O importante é não deixar passar nem o cupcake que comprou no intervalo da faculdade e anotar tudo. Feito isso, é hora de cortar o cupcake do orçamento, quer dizer, os gastos desnecessários, principalmente se a sua renda mensal for menor ou bem próxima do que você está gastando. Aí o jeito é analisar as prioridades e ver o que fica e o que sai. O importante é sempre priorizar as despesas essenciais, como moradia, saúde, transporte e alimentação, e encontrar alternativas para as demais, como trocar o cupcake por um lanchinho que você trouxe de casa.

 

Outra dica importante é tentar frear o consumismo, pensando duas, três ou dez vezes na real necessidade do que você deseja comprar. Às vezes, é só analisar com um pouquinho mais de calma que você vai perceber que o impulso não valia tanto a pena. E esse dinheiro que você não gastou pode ir pra algo que realmente vale a pena: uma poupança! Quanto mais cedo você começar a guardar, melhor. E dá pra começar com pouco: experimente guardar 10% do que você ganha nos primeiros meses e ir evoluindo para 20%, 30%, até mais. Só não pode gastar esse dinheiro! Deixe-o reservado pra realizar um projeto especial, como uma viagem internacional ou pra ter mais segurança no futuro.

 

Além da poupança, que você pode guardar para um fim específico, tente criar uma reserva para emergências. Esse dinheiro vai te salvar quando bate uma onda de azar: o chuveiro queima, o pneu fura, a tela do celular quebra e o cachorro fica doente. Porque depois de tanta zica, a última coisa que você vai precisar é ter uma crise financeira, né. Então separe uma parcela todos os meses que será destinada a te socorrer nos momentos de sufocos.

 
Check list de organização finanaceira

E, depois de fazer essa geral nas contas, a dica final é: fazer tudo de novo. Porque não adianta nada passar um mês com tudo organizadinho e depois cair nos mesmos vícios, não é mesmo? Então dedique-se a transformar essa organização em um hábito e certamente sua vida financeira terá muito mais altos do que baixos daqui pra frente. 

 

Sobre a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

A Sicredi Vanguarda é uma das 120 cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Nascida em 1983, ela está presente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça nossa região de atuação: http://bit.ly/regiaodeatuacao 

 

Compartilhe

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter